Quem deseja perder peso deve saber que a reeducação alimentar é a base para que isso aconteça de forma saudável. O nome pode até fazer com que isso pareça algo complicado, mas na verdade é muito mais fácil do que parece. Veja neste texto como descomplicar a reeducação alimentar!
A alimentação deve nos dar energia e vitalidade, e não ser um problema em nossas vidas. Porém, durante muitos anos somos bombardeados por produtos nas prateleiras que prometem ser cada vez mais práticos, além de saborosos, e acabamos nos rendendo a eles.
Eu não estou dizendo que você não possa comer o que gosta, mas, para cuidarmos de nossa saúde, precisamos fazer escolhas alimentares inteligentes, por isso a reeducação alimentar é tão importante. Saiba mais neste artigo!
Reeducação alimentar vs. dietas restritivas
O grande motivo de nós nutricionistas defendermos tanto a reeducação alimentar é que, além de ela tornar a boa alimentação um hábito em sua vida, garantindo a ingestão dos nutrientes necessários para uma boa saúde, os resultados dela são muito mais constantes.
Isso porque as famosas dietas restritivas, apesar de darem resultados a curto prazo, não são sustentáveis a longo prazo e ainda podem fazer mal à saúde, trazendo a deficiência de determinadas vitaminas importantes para o bom funcionamento do corpo.
Além disso, é muito mais fácil para o paciente se adaptar a um tipo de alimentação sem extremismos do que simplesmente deixar de comer várias coisas de que gosta, o que o ajuda a manter o controle da alimentação.
O grande segredo está nas quantidades
Quando se fala em reeducação alimentar, as pessoas costumam pensar que precisarão deixar de comer tudo o que gostam e simplesmente excluir uma série de alimentos saborosos da dieta, mais isso não é verdade.
É claro que você terá, sim, que abrir mão de alguns alimentos, mas isso não precisa ser permanente. Ou seja, se você estiver seguindo uma alimentação balanceada, não há problema nenhum em de vez em quando comer um pãozinho, um bolinho ou até mesmo um brigadeiro.
O segredo está nas quantidades! A diferença entre um e dez brigadeiros é muito grande, você não acha? É no exagero que você acaba prejudicando o seu organismo, então basta maneirar.
Dicas práticas para a reeducação alimentar
A primeira coisa que eu sugiro a você que deseja começar uma reeducação alimentar é procurar um nutricionista. Ele é o profissional capacitado para entender suas necessidades nutricionais e criar um plano alimentar adequado para a sua situação.
Entretanto, seguem algumas dicas básicas para quem está querendo melhorar a alimentação:
- beba bastante água;
- evite os carboidratos refinados, prefira os integrais;
- substitua o açúcar por opções mais saudáveis, como a stevia;
- prefira os alimentos in natura;
- aumente a ingestão de frutas e vegetais;
- planeje o seu cardápio com antecedência e sempre carregue lanchinhos saudáveis. Oleaginosas e sementes são ótimas opções;
- se comer algo não tão saudável, não deixe que isso o incentive a desistir da reeducação alimentar. Seja persistente e encare como um fato isolado;
- evite ao máximo os alimentos industrializados, incluindo as bebidas.
Se você está buscando iniciar a sua reeducação alimentar, se interessa por temas sobre saúde e nutrição e gostaria de ler mais artigos como esse, assine a minha newsletter e receba as novidades do meu blog em seu e-mail!