Planejar a alimentação é a melhor forma de garantir uma vida mais saudável e equilibrada. Neste texto vou dar algumas dicas para você fazer esse planejamento. Confira!
Planejar a alimentação é algo muito simples, o difícil mesmo é seguir o planejamento. Por isso, vou ajudá-lo a entender a importância de fazer esse planejamento e dar algumas dicas para que seja mais fácil de seguir. Veja abaixo!
1. Defina o seu objetivo
Antes de mais nada, defina o seu objetivo ao planejar a sua alimentação. Você deseja perder peso, manter o peso, ganhar peso, controlar colesterol ou diabetes, enfim, qual é o principal motivo de você buscar uma alimentação mais saudável?
Com isso bem definido, fica muito mais fácil planejar uma alimentação que atenda a suas necessidades nutricionais.
Não se esqueça de que, se deseja uma vida mais saudável, esse planejamento deve ser duradouro. Ou seja, as dietas da moda não servem nesse quesito. É preciso montar uma alimentação equilibrada, que você possa seguir em sua vida, sem grandes dificuldades e restrições.
2. Planeje um cardápio semanal
Montar um cardápio semanal é a forma mais fácil de planejar a sua alimentação. Assim, você já sabe os itens que precisará comprar e vai andar “munido” de lanches e snacks para evitar as tentações no dia a dia.
O ideal é que você separe um dia na semana – normalmente as pessoas escolhem o domingo – para definir o cardápio semanal e já preparar as marmitas de almoços e lanches de uma vez só, deixando-as congeladas.
3. Faça uma lista de compras semanal/quinzenal
Como uma alimentação saudável conta com muitas frutas, verduras e legumes, é importante que esses itens sejam comprados pelo menos quinzenalmente, assim estão sempre fresquinhos.
Alguns itens como a cenoura, a beterraba e o brócolis, por exemplo, já podem ser lavados e cortados no domingo, facilitando a sua rotina na hora de preparar a refeição.
4. Observe o que funciona para você
Comer não deve ser um sacrifício e é por isso que você deve sempre observar os alimentos que funcionam melhor para seu paladar. Se é muito difícil comer algum legume ou até mesmo abrir mão de um docinho, converse com o seu nutricionista para que ele o ajude a encontrar um equilíbrio nisso.
Existe uma variedade muito grande de verduras e legumes, você só precisa encontrar os que mais agradam o seu paladar e assim garantir a ingestão correta de nutrientes.
5. Procure um nutricionista
Para garantir a ingestão correta de nutrientes e não comprometer a sua saúde, contar com a ajuda de um nutricionista é indispensável.
Isso porque cada organismo reage de uma forma diferente, e o que serve para um pode não servir para outro. Sendo assim, a consulta com um especialista é importante para que avalie suas condições físicas e nutricionais e monte o plano alimentar ideal para a melhora e manutenção de sua saúde.
Gostou dessas dicas de como planejar a alimentação para uma vida mais saudável e quer receber um email cada vez que eu publicar um conteúdo novo em meu blog? Assine a minha newsletter!